sexta-feira, 22 de outubro de 2010

A CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA

A CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA DE SEGURANÇA
 
Acontece/divulgação
Saiba quais são os cuidados indispensáveis na contratação da empresa que fornece profissionais de segurança e vigilância

Segundo a legislação federal, que normatiza e regulamenta a atividadede segurança privada no País, Lei 7.102/83, a qual é complementada pelo Decreto Federal 89.056/83 e Portaria 387/2006 do Ministério da Justiça, especificando que toda empresa que exercer a prestação de serviços de vigilância/segurança - armada ou desarmada - deverá possuir a Autorização de Funcionamento concedida pelo Departamento da Polícia Federal, renovada anualmente, que permite à empresa explorar este ramo de atividade.
 
As empresas devem ter também o Certificado de Segurança emitido pelo mesmo órgão, certificando que a empresa foi fiscalizada e está em condições técnicas de prestar serviços.
 
Com o crescimento do mercado nacional, muitas empresas têm despontado no mercado de segurança patrimonial, mas resta a dúvida. Quais empresas são confiáveis? O que é necessário para uma empresa de segurança em termos de normas legais? Quem contratar?
 
A crescente sensação de insegurança da população é o principal fator para a procura cada vez maior por segurança privada. Empresas do setor movimentaram R$ 16,7 bilhões no ano passado, aquecendo o mercado e a terceirização da mão-de-obra. Em contrapartida, tamanha expansão no setor nestes últimos anos provocou o surgimento de empresas “clandestinas”, dispostas a explorar os serviços em busca de obtenção de lucro, mas sem qualquer habilitação técnica e legal, o que acaba prejudicando outras empresas legalmente constituídas.
 
Encontrar empresas e empregados qualificados não é uma tarefa fácil. Uma pesquisa detalhada pode ajudar a filtrar nomes de companhias de credibilidade e eliminar possíveis armadilhas de empresas “clandestinas”. Segundo Wanderson Gloor, diretor de operações e especialista em segurança do GRUPO GR, uma das maiores empresas de soluções de segurança e serviços do Brasil, existem alguns cuidados a serem tomados, não só no período de contratação, mas também na manutenção e treinamento de seus profissionais.
 
“ Hoje o mercado conta com diversas empresas no ramo de segurança, mas poucas são realmente confiáveis, existem diversos cursos, que podem auxiliar o profissional da área diz Gloor.

Além disso a contratação de funcionários para este setor é complexa, e para que seja bem sucedida é necessário um processo rigoroso, com análise preliminar dos currículos dos candidatos, realização de dinâmicas de grupo, aplicação de testes psicotécnicos, avaliação do atestado de antecedentes criminais e a certificação de cursos profissionalizantes na área.
 
“ É neste momento que conseguimos filtrar os candidatos com mais competência e qualidade, que estejam aptos para exercerem a respectiva função para o qual serão designados” finaliza Gloor. 
 
Fonte: Visar Planejamento

Nenhum comentário: