quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Artigo do Emir: Correndo para o sucesso!



Correndo para o sucesso!

“Na vida temos dias ruins, mas você precisa superá-los se esforçando ainda mais no dia seguinte”. Usain Bolt

Estava percorrendo os olhos por uma publicação voltada para o público masculino – e não era a Playboy, a revista Men’s Health em sua edição de setembro, quando me deparei com uma matéria específica sobre o excepcional corredor jamaicano Usain Bolt, considerado o homem mais rápido do planeta.

O texto, muito bem escrito por Jazz Kuschke, realça um pouco da história desse homem que aos 24 anos, quebrou no mês passado, dois recordes mundiais, superando a si mesmo.

Para que tenhamos idéia, Bolt completou 100 metros em apenas 9,58 segundos e 200 metros em 19,19 segundos, um fato inimaginável até poucos meses atrás.



Mas o que me fez pensar e me deter na matéria, foram os detalhes e as semelhanças desse super profissional que abocanha as fatias de sucesso em seu mercado, da mesma forma que nossos melhores profissionais das áreas comerciais de nossas empresas.

Possuidor de uma simplicidade fenomenal, Usain torna-se um perfeito exemplo das posturas, formas e atitudes que nossos comerciais devem ter para tornarem-se não apenas os mais rápidos, mas também os mais efetivos e produtivos profissionais do mercado.

Vou pinçar algumas pérolas e dicas de ouro do homem mais rápido do mundo, e saliento que qualquer semelhança certamente não é mera coincidência!Trata-se da mais pura realidade!

- ESTABELECER METAS
“Para obter o sucesso em qualquer coisa, você precisa estabelecer prioridades. Nas Olimpíadas de Pequim, meu primeiro objetivo era ganhar a medalha de ouro e depois bater o recorde. Afinal, alguém pode quebrar o recorde amanhã, mas nunca tirar a medalha de ouro de mim. Coloque suas metas no papel e dê para cada uma delas um prazo.”

- MANTER O FOCO
“Alguns atletas são muito arrogantes e tentam intimidar seus adversários. Eu não entro nessa antes de uma prova para não me distrair. Tento permanecer concentrado na minha corrida. É preciso ter foco acima de tudo e isso só é possível quando você tem confiança no quê está fazendo. Portanto seja comprometido com seu treino.”

- TRABALHO EM EQUIPE
“Minha equipe é muito talentosa. Quando várias pessoas talentosas se unem, o resultado costuma ser um confronto de egos e de interesses. Mas somos todos jamaicanos e, como você sabe, os jamaicanos são tranqüilos. Nós ouvimos reggae e nos divertimos juntos. Encontramos na música uma forma de superar distrações e dramas e também de relaxar. Tensão e estresse definitivamente prejudicam o desempenho.”

- TER RAÍZES
“ Um bom sistema de apoio mantém você no chão. Escolhi ficar na Jamaica em vez de fazer faculdade nos Estados Unidos. Acredito que ficar perto da minha família e dos meus amigos é uma das melhores coisas que eu poderia fazer para minha carreira. É bom ficar perto das pessoas que realmente conhecem você. E procure fazer algo que desligue você por completo. Em casa, jogo videogame e dominó.”

- SUPERAR O FRACASSO
“Meu treinador costuma dizer: ”Você não vence todos os dias e ninguém espera que você vença todos os dias”. Perdas e lesões fazem parte da vida de um atleta profissional. O que conta é a maneira como você lida com elas. Digo a mim mesmo que na vida temos dias ruins, mas você precisa superá-los se esforçando ainda mais no dia seguinte. Por isso treino bastante e faço sempre o meu melhor. Assim fico satisfeito mesmo se perder.”

Após ler a matéria, cheguei à conclusão que precisamos cada vez mais reinventar nossas posturas e nossas atitudes na grande corrida da vida e do sucesso comercial. Devemos usar exemplos como o de Usain que em suas provas, corre sem olhar para trás, preocupando-se com suas passadas, com sua qualidade e com sua velocidade em buscar o primeiro lugar. Vamos deixar para nossos competidores a preocupação sobre nosso crescimento e sobre nossa participação. Obviamente que não devemos esquecer que teremos que ser cada vez mais velozes, mais valorosos e mais qualificados, pois a concorrência está na luta.

Definitivamente só depende de nosso esforço, de nossas atitudes, de nosso planejamento, de nossa postura e de nossa decisão, direcionarmos nossa corrida para a conquista do caneco! Para isso precisamos treinar muito, mas sem esquecer que esse sucesso passa também pela felicidade, pelo amor, pelo reconhecimento e pela alegria de vivermos bem com nossa família, com nossa equipe, com nossos superiores e, principalmente, com nossos parceiros pagantes e prospects.

Essa corrida vale a vitória. E eu posso afirmar convictamente que você também pode ser um profissional de ouro! A decisão é sua! Seja você o novo Usain Bolt!!

Envio-lhes um enorme abraço e o desejo de muitas “corridas” e de muitos troféus para sua carreira!

Se a luta é boa, Mão na espada!


Emir Pinho
Consultor Técnico Comercial em Segurança Privada
Palestras, Treinamentos e Consultoria
http://www.consultordeseguranca.com.br
E-mail: emir@consultordeseguranca.com.br
MSN: emirpinho@hotmail.com
Mobile Personal: (51) 9967-3306 / 8179-7392
Nextel Mobile Radio: ID 84*8544
Leia o Blog do Emir em http://emirpinho.blogspot.com
Se a Luta é boa, Mão na espada!

Nenhum comentário: