terça-feira, 26 de maio de 2009

Artigo do Emir: Vade retro gambiarra! - Reinvente-se e abandone seu curral mental!

A solução nunca vem pronta e mastigada!
Quer dizer, quase nunca. E que bom que as coisas não são fáceis assim!
Cada vez eu tenho andado por mais estradas e rodado centenas de quilômetros dentro dos corredores das empresas de segurança e de monitoramento eletrônico. E tenho visto coisas que às vezes me deixam assustado e muito preocupado.
Por inúmeras vezes presenciei as conversas e discussões entre vendedores e seus respectivos supervisores e gerentes comerciais. Sempre há um novo cliente, com uma nova situação que se difere dos demais, que exige uma nova sistemática e que por final exige um novo preço. Invariavelmente um preço choroso e bem mais baixo que os praticados normalmente... e o vendedor sempre esperando que a sua empresa de segurança esqueça sua rentabilidade e seu lucro... alegando que será um bom negócio, etc, etc...
Não imagino sob qual ponto de vista, alguém defende que baixar preço pode ser um bom negócio!
Pela minha visão de negócios, só será um bom negócio aquele que oferecer benefícios ao novo parceiro-pagante e que, por conseguinte irá garantir uma boa execução pela empresa de segurança e resultará em lucros e rentabilidades tanto para o comercial quanto para a empresa.
Nossas empresas vivem de lucros e de rentabilidades. Não somos empresas beneficentes. Sem lucros não temos como qualificar nossas estruturas e nem tampouco oferecermos bons serviços. E para que isso aconteça, alguns passos são essenciais no estabelecimento de bons negócios. Entre eles a boa venda, de forma correta, qualificada e rentável.
Se não for assim, o quê poderia justificar que não pratiquemos os preços determinados por nossos gestores? Preços são calculados em cima de nossa planilha de custos, nossa margem de lucros e rentabilidades, nossa meta de crescimento, nossos planos de participação no mercado, etc. Qualquer coisa diferente disso é abdicarmos de nosso sucesso.
São itens obrigatórios para essa situação: o comprometimento, discernimento, conhecimento, bom senso e principalmente treinamento. Muito treinamento!
Os treinamentos para todos os setores da empresa são fundamentais para que os processos sejam bem executados e para que as estruturas caminhem rumo ao cumprimento de nossas metas e objetivos.
A área comercial é a primeira engrenagem dessa máquina que precisa estar mais do que afinada com as tecnologias e com a velocidade que as necessidades de nossos prospects exigem e merecem.
O conhecimento comercial é imprescindível e primordial para iniciarmos uma relação de parceria de verdade. Nossas relações não se tratam mais de apenas um ato de venda e compra. Não lidamos com commodities. Nossas empresas são diferentes em suas origens, no desenvolvimento de suas funções, em suas estruturas físicas e operacionais, em seus custos e em suas estratégias de mercado.
Charlie Chaplin já havia dito que: "- Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela!". E realmente assim nos vemos. Apenas devemos saber que a velocidade em processar essas informações e também essas evoluções, nos colocam em pé de igualdade com gigantescas estruturas, destacando nossas diferenças, mas também nos permite sermos melhores que nossos concorrentes mais lentos.
E viva as diferenças!
Que sejam valorizadas as nossas diferenças, nossos diferenciais e nossas peculiaridades. Já imaginaram que coisa desagradável se nossas empresas fossem todas completamente iguais? Que coisa maçante e insossa! Algo mais ou menos parecido com suco de acelga sem açúcar (arrrghhh).
Por isso é que eu tenho batido repetidamente na tecla de que precisamos reinventar nossas equipes, nossas posturas e principalmente nossas atitudes. E 2009 têm se mostrado um ano especial para que realizemos nossas reinvenções, sejam elas pessoais, empresariais, estruturais, operacionais e/ou comerciais.
Eu tenho tomado por regra e feito disso uma quase determinação de trabalho diário.
Reinvente-se todos os dias! Trate cada dia como um novo começo, cada prospect como um novo parceiro, cada novo projeto como uma nova grande realização! Com muito tesão e desprendimento! Com afinco e com energia, com garra e com determinação! O resultado será nosso ápice, nossa glória. Serão vitórias orgasmáticas e totalmente marcantes.
Novas relações podem e deverão ser tratadas cada vez mais como a firmação de boas e profícuas ligações que tendem a ser duradouras.
Acabe com as "gambiarras" para cumprir suas metas. Fuja dos currais mentais impostos e estimulados por nossas próprias limitações, que na maioria das vezes são criadas por nossos medos e bloqueios e pela acomodação em nossos cotidianos. Levante dessa cadeira e vá fazer a relação dos prospects que precisam conhecer a tecnologia e as vantagens de serem atendidos por sua empresa. Relacione os parceiros-pagantes que precisam ter seus sistemas ampliados e melhorados. Ou simplesmente faça uma lista daqueles bons clientes que serão fidelizados com um telefonema seu!
A falta de atitude ou nosso medo de ousar e de conhecer novos métodos, novas tecnologias e novas posturas não podem restringir o crescimento de nosso profissionalismo e o sucesso de nossas empresas e muito menos o nosso sucesso pessoal e profissional.
Reinvente-se a cada instante. Crie alternativas, perfis, práticas e posturas não usadas até então. Currais mentais nunca mais serão delimitadores para nosso sucesso!
Use estampado na testa a Filosofia do Playmobil que diz que "NADA QUE POSSA ACONTECER, VAI TIRAR O SORRISO DE MEU ROSTO!". Reinvente-se!!
Portanto, perca o medo das dificuldades de cada dia, ultrapasse as barreiras e treine as atitudes para alcançar o sucesso.
E não esqueça que dia 12 de junho é Dia dos Namorados... não estará na hora de lançar uma nova campanha de segurança para casais enamorados? Pense nisso!
Quem sabe já com o slogan:
"Namore o seu amor com Segurança!"
Desejos-lhes sucesso nas novas relações que surgirão doravante. Use e abuse da criatividade!
Uma ótima semana repleta de muito prospects, negociações e aberturas de novos negócios para todos.
E nunca esqueça que...
"Se a luta e boa, mão na espada!"


Emir Pinho
Consultor Técnico Comercial em Segurança Privada
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Se a Luta é boa, Mão na espada!


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