sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Artigo: Você tem “ATITUDO”? – Por Marcos Sousa

Você tem "ATITUDO"?

Certo dia, um mestre zen caminhava com seu discípulo, pela floresta, quando avistaram uma raposa perseguindo um coelho. Sem perder tempo, o mestre afirmou: "De acordo com uma antiga lenda, o coelho sempre escapa da raposa".

- Duvido que o coelho seja mais rápido do que a raposa – respondeu-lhe prontamente o discípulo.

- Observe. O coelho vai driblá-la e despistá-la. Tenho certeza de que ele escapará!

- Por que você acredita tão cegamente no coelho? – perguntou o discípulo, ainda incrédulo na possibilidade de uma fuga.

- Porque a raposa corre pela sua refeição e o coelho, pela sua vida – respondeu-lhe o mestre.

Seja na vida profissional, seja na pessoal, cada um de nós tem desafios e obstáculos a serem vencidos diariamente, a fim de obtermos o que desejamos. Pergunte a qualquer pessoa ao seu redor como é a vida dela e você descobrirá que todos estão travando uma batalha particular. Problemas, sempre existirão! As raposas sempre estão à espreita, prontas para consumirem todas as suas forças e te engolir vivo. Mas o que faz realmente diferença é a sua reação.

Como na parábola, alguns correm pelo alimento (trabalham pelo salário), outros correm porque foram mandados, alguns pela vaidade (porque querem ser melhores do que alguém), outros porque todos estão correndo (não sabem aonde querem chegar), mas somente aqueles que lutam pela vida, por algo significativo, vencem. Enfim, todos têm atitudes, mas somente aqueles que querem algo maior, que buscam uma vida melhor, possuem "ATITUDO".

Atitude é a maneira de agir em relação a outras pessoas, coisas, situações, etc. Atitude significa uma maneira organizada, coerente e positiva de pensar, sentir e reagir. O problema é que temos medo do diferente, do desconhecido e do impossível. Nem sempre por nossa própria culpa. Muitas vezes terminamos não desenvolvendo atitudes vencedoras, porque temos um pai, mãe, irmão, esposa ou chefe, que nos protege dos desafios impostos pela vida... Tudo vai bem até que um dia a raposa percebe o coelho sozinho e decide atacar. Pobre coelho!

Nos tempos difíceis em que vivemos, ter uma atitude campeã é tudo! Quem tem um pensamento positivo, um sentimento equilibrado e uma ação transformadora, tem tudo, enfim, tem "ATITUDO". Não importa se você tem uma difícil missão, um concurso público, uma cirurgia delicada, uma doença grave ou uma tragédia a ser superada. Não importa qual seja a raposa, leão ou tubarão à sua frente, tudo dependerá de sua reação ao que está acontecendo e, ainda, o que está porvir. Você quer ou não sobreviver? Quer ou não algo melhor?

Muitas pessoas costumam dizer a si mesmas que têm um grande problema, quando deveriam dizer ao problema que têm uma grande força interna, um enorme poder transformador, enfim, uma fé poderosíssima. Um general experiente sabe que jamais deve lutar contra um soldado acuado, encostado contra a parede. Cada um lutará por dez soldados. Por quê? Porque ele luta pela sua sobrevivência. Não tem opções. Imagine lutar contra um soldado que está protegendo sua esposa e filhos. Ele lutará por centenas. Ele terá "ATITUDO"!

A atitude começa pela maneira como você formula seus pensamentos, ou interpreta mentalmente o que acontece ao seu redor, e termina na ação, ou melhor, reação. Nessa fase, muitos não querem ver os problemas (a raposa se aproximando), pensam que são impotentes (acham que estão perdidos), delegam a solução para alguém (esperam que apareça um leão que coma a raposa) ou, simplesmente, esperam a interferência de uma força divina. O momento é o agora. Se ficar o bicho come! Corra para que ele não te pegue.

Mas, atenção! A cada pensamento temos uma emoção associada. São os sentimentos que transformam (ou não) seus pensamentos em ação, e acionam seu corpo para a luta ou fuga. Você pode até pensar em saltar e fugir, mas suas emoções são mais fortes do que o pensamento e travam qualquer ação. Decidir não é o mesmo que saltar. Sem um sentimento positivo e favorável, você não age! Controle suas emoções e você controlará suas reações. Ter "ATITUDO" também é descobrir uma opção quando todos afirmam não haver alguma.

Portanto, levante-se já dessa cadeira, cama ou mesa, e encare seus maiores medos, desafios e pesadelos. Saia já dessa toca, antes que a raposa o cerque. Ainda que digam ser impossível, vence aquele que acredita que consegue e decide vencer. Se você pretende não ser engolido pelas próximas raposas que aparecerem em sua vida, comece pensando, sentindo e reagindo de maneira corajosa e positiva. Lembre-se: Tudo é uma questão de atitude. Atitude é tudo. Tenha "ATITUDO"!

Coragem!!!

08/10/2008

 
 

Marcos Antonio de Sousa, graduado em Engenharia Eletrônica e MBA em Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em vários cursos nacionais e internacionais de vendas para o mercado de segurança eletrônica. Atua como consultor de Marketing, Vendas e Estratégia Empresarial para as empresas do ramo de segurança. Consultor da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE). Conferencista em eventos realizados pela FENAVIST (Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores). Colunista da Associação Brasileira de Profissionais de Segurança (ABSEG). Palestrante nos principais congressos, simpósios e eventos de segurança eletrônica e privada do país. Articulista no Jornal da Segurança e SegNews, nas revistas Proteger, Venda Mais, Infra, Segurança&Cia, SESVESP, Security e Higi Press (ABRALIMP). Autor do livro: Vendendo Segurança com SEGURANÇA. E-mail: marcos@consultesousa.com

 www.consultesousa.com

Nenhum comentário: